segunda-feira, 7 de julho de 2008

ENTREVISTA 4 - Mônica Zielinsky

Entrevista realizada por : Rafael Ribeiro , Giovani Hober , Rogê Pedro Antônio

Mônica Zielinsky é além de crítica de arte, professora (dá aulas para alunos do 6º semestre no IA), pesquisadora e trabalha em algumas ocasiões como curadora.
Doutorada em Arte e Ciências da Arte pela Universidade de Paris e Pós-Graduada em Artes Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.



O trabalho de um crítico de arte:

O trabalho de um crítico dá-se quando se escreve e avalia o que é produzido no campo da arte, geralmente elaborando teses, artigos para revistas e jornais.
O próprio trabalho de curadoria, por exemplo, está relacionado ao de um crítico, uma vez que esse seleciona o que vai ou não a uma exposição a partir de critérios, embora esse trabalho seja mais voltado para o mercado, enquanto o da crítica propriamente dita é algo muito mais livre em que se pode mostrar o próprio ponto de vista.


Seu primeiro trabalho:

O Primeiro trabalho realizado por Mônica em relação à crítica, foi baseado no artista Xico Stockinger, juntamente com Blanca Brittes e Maria Amélia Bulhões, o qual recebeu um prêmio de incentivo à cultura pelo MARGS. Desde então ela não parou de escrever.


O que levou Mônica a ser uma crítica:

O fato de poder contribuir ao olhar das pessoas para que estas consigam pensar a arte através de seu ponto de vista e conseqüentemente refletirem os delas, foi o que impulsionou sua escolha.


Um crítico de arte pode ser criticado? Por quem?

Nem todos têm o mesmo ponto de vista, e as pessoas discutem e discordam. Às vezes uma crítica não é suficientemente forte e faltam nos argumentos.
Geralmente um crítico sofre mais desaprovações de um outro crítico. Os artistas nem tanto, já que estes têm de estar sempre aptos a serem julgados. Todavia, outros profissionais da área contam com suas próprias análises, podendo ocorrendo de se contrapor às de outros críticos.



Os critérios utilizados para julgar uma obra:

Para Mônica, os critérios dependem principalmente de como a obra é apresentada.
A obra é interessante quando ela consegue ser implícita sem ser vulgar. Que consiga expor sobre o homem e o mundo de forma densa e profunda. Um trabalho com uma mensagem muito óbvia e gratuita perde sua atratividade.


Os trabalhos mais importantes:

No momento, Mônica considera sua tese de doutorado baseado na crítica de arte contemporânea no Brasil(em 1998) .Infelizmente não pode ser publicado por falta de tempo para tradução do francês para o português local e o texto elaborado para a Zero Hora chamando "Crise da Crítica"- texto que teve uma forte reação do público. Algumas pessoas se sentiram chocadas e atacadas, mas o respeito pela opinião prevaleceu.


Condições para ser um profissional em crítica de arte atualmente:

É necessário extrema percepção do olhar, saber avaliar, ter coragem. Tais condições todos têm em seu interior, mas para ser um profissional deve-se desenvolver, ir a campo, pesquisar, conhecer a fundo. Os conhecimentos também englobam o campo da história, da filosofia, ente outros.


A importância de um crítico de arte:

A importância é fundamental, mas vem perdendo força. Infelizmente, nos dias atuais, ela tem sido sobreposta pela mídia cada vez mais crescente, que vem com outros princípios influenciando a opinião de pessoas no mundo todo. A crítica deve poder romper com essa influência e selecionar o que há de bom, de mais importante para a arte contemporânea brasileira.
Um fato bom na arte contemporânea atual, é a posição mais crítica dos próprio artistas contra essa mídia, procurando trazer uma maior discussão, confronto, destacando-se da acomodação geral existente.

Nenhum comentário: